Com esse entendimento, os envasadores de água mineral natural e água potável de mesa (água natural) podem ser considerados guardiões dos recursos de água mineral natural e água potável de mesa (água natural), pois gerenciam suas atividades de forma sustentável e responsável para garantir a qualidade da água, hoje, e para as futuras gerações.
Em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, estão comprometidos em assegurar altos padrões de qualidade e segurança alimentar desse produto nobre e cada vez mais raro. No período de 2013 a 2017, a ABINAM aderiu ao projeto de “Coalizão Empresarial” em atendimento à Lei Federal nº 12.305/2010 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – que disciplina a coleta, o destino e o tratamento de resíduos sólidos pós consumos es (plásticos, vidros, papelão, entre outros).
A Lei 12.305/2010 obriga a implantação de sistema da chamada logística reversa. Trata-se de um conjunto de ações e procedimentos que regulam a coleta e o retorno dos resíduos sólidos aos seus geradores, para que sejam processados e reaproveitados como matéria-prima para novos produtos. A logística reversa tem crescido em importância como instrumento de desenvolvimento econômico e social. Assim, em 2019, a ABINAM em parceria com a Fiesp e a certificadora Eureciclo, visando ao cumprimento da lei, pelo sistema de certificados de reciclagem. Participam na liderança da governança: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Específicos (Abrelpe), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).
É importante destacar que, no Brasil, o mercado de água mineral natural em garrafões retornáveis é um dos mais relevantes do setor, sua embalagem é ambientalmente correta, pelo fato de ser retornável (em torno de 160 ciclos em três anos de uso) e, após este período é reciclada e transformada em matéria prima para uma série de outros produtos como por ex.(estrados, paletes, camisetas, telhas, brinquedos), entre outros objetos.
A indústria de água mineral natural tem um grande histórico de sustentabilidade ambiental, devido aos cuidados na proteção dos perímetros de captação e nos processos de produção, em respeito à saúde de seus consumidores.
Por essa você não esperava!
……………………………………………………………………………………………………………………Seja amigo do meio ambiente, beba água mineral natural.
Ao longo dos anos, melhoras consideráveis foram alcançadas, minimizando os materiais das embalagens e propiciando uma reciclagem mais eficiente no esforço de melhorar o desempenho ambiental, contribuindo para que o planeta seja mais sustentável. Dessa forma, o setor está ajudando a preservar a saúde da população e o meio ambiente.
Assim, em 2019, a ABINAM fez parceria com a empresa Eureciclo, visando viabilizar o cumprimento da metas de logística reversa estabelecidas pela PNRS. Através de uma plataforma tecnológica que realiza o rastreamento de notas fiscais ao longo da cadeia de reciclagem, de forma a comprovar a origem pós-consumo dos resíduos e sua destinação final para reaproveitamento na indústria, a empresa presta o serviço de compensação ambiental. Esse serviço consiste em um investimento realizado pelas empresas de bens de consumo nas centrais de triagem homologadas pela Eureciclo, que prestam o serviço ambiental de coleta, separação e destinação adequada dos resíduos. Este incremento de receita contribui para ampliar a capacidade de reciclagem dos agentes da cadeia e para reduzir a marginalização destes operadores. A Eureciclo certifica todo esse processo e emite Certificados de Reciclagem, que são utilizados para comprovar o plano de logística reversa das empresas perante os órgãos ambientais. Em São Paulo, esse processo é realizado junto ao sistema FIESP, para as empresas que assinaram o Termo de Compromisso de Logística Reversa no estado.
Este artigo se baseia em dados e pesquisas para sabermos quais os maiores problemas do mundo sobre Poluição por Plástico. Confira a matéria, clique aqui!
Por: Hannah Ritchie – 01 de maio de 2021
Baixe o arquivo abaixo e conheça os critérios e métricas ESG para a indústria 👇